Atividades 1.1 Reflexões Iniciais


O texto nos leva a refletir sobre a atual sociedade em que vivemos; onde, os  meios  tecnológicos disponibilizam vários meios de comunicação,e informações  que chegam  com muita rapidez a um grande número de pessoas e lugares: “Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo”. Dentro dessa óptica, o autor denomina a atual sociedade de “Sociedade da Aprendizagem”.
Segundo o autor, essa realidade tem provocado momentos paradoxais no que se refere à aprendizagem: “Cada vez se aprende mais (fluxo, acessibilidade de informações)
 Na tentativa de melhorar o aprendizado prolonga-se o tempo dedicado a aprender na escola, amplia-se a educação obrigatória, porém, o autor observa que tal realidade exige uma “nova cultura da aprendizagem”:
As tecnologias da informação proporcionaram a criação de novas formas de  conhecimentos, tornando o saber mais acessível e menos seletivo; no entanto, para desvendar esse conhecimento e não deixar “inundar” por tal fluxo informativo, exige-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas informações. Nesse âmbito, o autor chama a atenção para a função da escola: dotar os alunos de capacidades de aprendizagem.
O autor chama a atenção para as mudanças tecnológicas e científicas, o que exige das pessoas capacidades de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem. Portanto, a nova cultura da aprendizagem exige um dos processos de aprendizagem ou de aquisição dos conhecimentos, apropriar-se de novas formas de aprender e relacionar-se com o conhecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório da Sala de Recurso Multifuncional

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER.