O Perfil do Profissional de Educação Infantil


Curso de Pós-graduação  em Educação Infantil        
Disciplina: Concepção de Infância
Cursista: Francisca Alves De Sousa Bastos



"Para promover a aprendizagem dos alunos, é fundamental desenvolver-se continuamente: olhar para a própria trajetória profissional, perceber falhas, saber o que ainda falta aprender e assumir o desafio de ser melhor a cada dia"(ÂNGELA MARIA MARTINS).

Sabe-se que o professor e professora que trabalha direto com criança pequena precisa ter uma competência polivalente. Isso significa que deverá trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.
Torna-se necessário, então, uma formação bastante ampla do profissional, que deverá refletir constantemente sua prática, aperfeiçoar-se sempre. É importante que haja um diálogo com as famílias, comunidade e sempre buscar novas informações para que o trabalho  desenvolvido possa alcançar os objetivos almejados. Esse profissional além de gostar deverá ter um preparo especial, porque para a infância se exige o melhor do que dispomos. Até porque, na relação pedagógica, não basta estar presente para ser um bom companheiro, deverá ter um domínio dos conhecimentos científicos básicos, tanto quanto conhecimentos necessários para o trabalho com a criança pequena (conhecimentos de saúde, higiene, psicologia, antropologia e história, linguagem, brinquedo e das múltiplas formas de expressão humana, de desenvolvimento físico e das questões de atendimento em situações de necessidades especiais). Precisa ainda ter sob controle seu próprio desenvolvimento, bem como estar em constante processo de construção. 
“Jean Piaget, Lev Vygotsky mostram que, o que realmente importa é ser um mediador na construção do conhecimento e isso requer uma postura ativa de reflexão, auto avaliação e constantes estudos”.
 Com o avanço tecnológico a partir dos anos 1990, passamos a ter uma clientela que  nasceu na era digital e interagem desde cedo com as chamadas tecnologias de informação e comunicação, o que exige um olhar diferente sobre o impacto disso na aprendizagem da criança.
 Qual o perfil do profissional de Educação Infantil? São muitas as definições sobre o profissional de Educação Infantil mas a indicação viável se dará a partir do seu campo de atuação: a realidade da criança como um ser em desenvolvimento e como um ser histórico concreto, sujeito de direitos e necessidades, , às vezes difícil de perceber adequadamente numa visão autocêntrica..

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação no Brasil (LDB), o papel do professor, se estende muito além da simples transmissão de informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório da Sala de Recurso Multifuncional

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LER.