PROJETO - LEITURA VIRTUAL
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO COELHO SILVA
FRANCISCA ALVES DE SOUSA BASTOS
PROJETO - LEITURA VIRTUAL
GUARAÍ – 2013
1 - INTRODUÇÃO
Ler é está dentro de si é desafiar o espaço deslocado e ainda tão próximo (TASCA 2007).
Com base nesse pressuposto é preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte e que aprendam a conhecer melhor a si mesmo, ter uma visão de mundo e se tornarem pessoas sensíveis, críticas e criativas.
Diante da realidade dessa Unidade Escolar, o presente projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do processo educativo apresentando a LEITURA VIRTUAL como subsídio pedagógico e propondo atividades facilitadoras à inserção dessa prática no cotidiano escolar, visto que a leitura é a base fundamental do processo e contribui para a formação educativa e promove o desenvolvimento da socialização.
O eixo central deste projeto está centrado na convicção de que a leitura virtual precisa ser parte de um trabalho feito com seriedade e busca alternativas metodológicas de ensino onde o aluno é o sujeito principal do processo.
2 JUSTIFICATIVA
O laboratório de informática é uma das fontes de conhecimento dessa Unidade Escolar que dentre os meios tecnológicos serve também de apoio pedagógico do professor de sala de aula.
Na perspectiva da construção da aprendizagem junto ao desenvolvimento do aluno visa possibilitar o entendimento onde a metodologia de trabalho é pautada na necessidade e escolha do professor tendo como mediador o monitor do laboratório. Tendo em vista muitos alunos com dificuldade de ler e interpretar textos e outros gêneros literários é a razão da qual vimos a necessidade de desenvolvermos o presente projeto LEITURA VIRTUAL com os alunos dessa Unidade priorizando os alunos do 3º, 4º e 5º ano.
Nesse sentido as ações propostas pelo projeto são de caráter interdisciplinar afim de que a construção dos diversos saberes seja afetiva de forma prazerosa e interativa.
3 - OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Propiciar meios práticos que possam subsidiar na prática pedagógica considerando a leitura como base fundamental do processo, nas diversas formas possíveis fazendo da leitura uma práxis no cotidiano escolar.
3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Potencializar a linguagem, imaginação, atenção, a memória e o gosto pela leitura;
ü Atribuir no processo de ensino e aprendizagem e socialização do educando;
ü Proporcionar a inserção do aluno a participar do momento de leitura no laboratório;
ü Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino incentivando-os a serem leitores, poetas, etc. saber utilizar os vários tipos de mídias de forma sadia;
ü Aprimorar a leitura oral, em termos de clareza, fluência e expressividade;
ü Ampliar vocabulário.
4 - METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto de LEITURA VIRTUAL acontecerá durante a primeira semana de maio do ano em curso envolvendo as turmas da creche, pré-escola e ensino fundamental.
Para isso serão utilizadas estratégias diferenciadas bem como leitura individual no computador, leitura de imagem, músicas onde será utilizados os recursos tecnológicos da escola.
5- PÚBLICO ALVO.
Alunos da creche
ü Alunos da Pré-escola.
ü Alunos do ensino fundamental.
6-RECURSOS.
6.1 RECURSOS HUMANOS
ü Professores
ü Coordenadores
ü Outros
6.2- RECURSOS MATERIAIS
ü Computadores
ü Câmara digital
ü Data-show
ü Mural
ü T V, DVD, Som, CD
ü Livros literários
7- AVALIAÇÃO
Será a partir da observação durante o processo, no desempenho das atividades realizadas e participação das aulas.
8 - REFERÊNCIAS
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais; Uma proposta para formação de leitor de literatura./Elizabeth Baldi Porto Alegre Ed. Projeto 2009
COLOMER, Tereza, “Aprender a ler e escrever”- Uma proposta Construtivista.
Porto Alegre; Artmed, 2003.
TASCA Mariana. “Deslizar nas palavras”, Ed. Projeto Porto Alegre, 2007.
Comentários
Postar um comentário